domingo, 29 de julho de 2012

O pouco que sei sobre a história da "Heroína de dois mundos"

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu no dia 30 de agosto de 1821, o local de seu nascimento ainda é uma dúvida para muitos historiadores, mas a conclusão mais coerente é que Ana nasceu em uma fazenda em que na época pertencia a Lages(sc) e foi registrada na cidade de Laguna(sc). 
Ana Maria se casou aos 14 anos, com o sapateiro Manuel Duarte de Águiar, quando sua mãe a prometeu pelo qual o motivo até hoje não foi descoberto. Ana não teve nem um filho com o sapateiro pois foi infeliz em seu casamento.
Em 1839 durante a Revolução Farroupilha se apaixonou pelo italiano e revolucionário Giuseppe Garibaldi que estava de passagem pela cidade de Laguna. Ana fugiu com Giuseppe, deixando seu marido e passando a ser conhecida como Anita Garibaldi.
Anita lutou bravamente ao lado de Garibaldi na "Guerra dos Farrapos"(1835-1845) e mesmo durante a guerra anita teve o seu primeiro filho com Garibaldi, Menotti, que nasceu no dia 16 de setembro de 1840. Um ano após o nascimento de Mettoni, Garibaldi resolve partir para Montevidéu no Uruguai, levando consigo 900 cabeças de gado que teria ganhado de Bento Gonçalves.
Em 26 de março de 1842, Anita oficializou seu casamento com Giuseppe e tiveram mais três filhos: Rosita, Teresita e Ricciotti. Mas a vida no Uruguai não era como esperava Garibaldi, sua família passava fome e por conta disso sua filha Rosita morreu aos dois anos de idade.
Após seis anos morando no Uruguai, Anita e seus três filhos partem para a Itália, onde foram recebidos por cerca de 3.000 pessoas que gritavam "Viva Garibaldi, Viva a família de Garibaldi".
Anita Garibaldi novamente lutou ao lado de Garibaldi na tentativa de unificar a Itália e entre suas lutas e fugas ganhou o título de "Heroína de dois mundos".
Alguns anos depois Anita adoece gravemente e no dia 4 de agosto de 1849, segurando a mão de seu grande amor Giuseppe Garibaldi, Anita vem a falecer, com apenas 28 anos de idade.

(Ana Oliveira, 29 de Julho de 2012)

Algumas fotos que tirei no Museu Anita Garibaldi, em minha visita a Laguna:


museu


quadro de Garibaldi
cama em que se dormia naquela época 

               Utensílios usados por Anita e quadro que foi pintado no Uruguai



penteadeira

Quadro da morte de Anita Garibaldi

Neta de Anita e Giuseppe


Retrato de Garibaldi







3 comentários:

  1. Lindas fotos parabens!!
    Essa história é linda!!
    lembrei dessa história numa mine serie que passou na globo.
    Abraço!

    ResponderExcluir